Departamento de Linguagens e Ciências Humanas – DLCH

PROFESSORES PROPÕEM SIMPÓSIO PARA DISCUTIR QUESTÕES INTRÍNSECAS AOS ESTUDOS LITERÁRIOS

Arte e Cultura, Ensino, Estudante, Pesquisa 21 de novembro de 2019. Visualizações: 846. Última modificação: 21/11/2019 13:42:15

O Simpósio de Estudos Literários acontece nos dias 25 e 26 de novembro de 2019 no Centro Multidisciplinar de Caraúbas. O evento, proposto pelos professores da área de Literatura do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas, marca um ciclo que se quer fazer permanente entre leitores e estudiosos do texto literário.

“Essa proposta nasce na esteira do evento que sublinhou as quatro décadas de publicação de A hora da estrela, de Clarice Lispector, realizado há dois anos. Na ocasião, reunimos pensadores da instituição e instituições parceiras que se dedicaram a atividades de leitura, reflexão e discussão sobre a obra em questão e a literatura da escritora brasileira. Foi um evento singular pela repercussão nacional; lembro que o ‘Sim, Clarice!’ formou parte no calendário de celebrações proposto pelo Instituto Moreira Salles”, destaca o Professor Pedro Fernandes, um dos mentores do evento.

Desta vez, o encontro reúne pesquisadores da casa e outras quatro instituições – a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade do Estado do Ceará. Na carta de apresentação do simpósio, os organizadores – além do Professor Pedro Fernandes, estão envolvidos a Professora Cícera Antoniele e o Professor Leonildo Cerqueira – afirmam que se trata de um momento que visa ressaltar as especificidades dos estudos literários, pontuando uma de suas dimensões mais caras: “o literário enquanto campo intelectual e reflexivo”.

As inscrições para participação no Simpósio de Estudos Literários são gratuitas; segundo informações disponíveis no site do evento, os participantes precisam apenas levar, no ato do credenciamento, um quilo de alimento não perecível – os donativos arrecadados são para a campanha solidária da UFERSA, Natal Sem Fome. Todas as informações sobre inscrição, bem como o programa completo do evento, podem ser obtidas através do site https://simliteratura.wordpress.com/

O evento tem apoio do Grupo Estudos Sobre o Romance, do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas e do Centro Multidisciplinar de Caraúbas.