Departamento de Linguagens e Ciências Humanas – DLCH

PROTAGONISMO DISCENTE MARCA 1ª PLENÁRIA DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS

Estudante 18 de março de 2019. Visualizações: 657. Última modificação: 18/03/2019 14:54:56

Discentes do curso de Letras/Português reuniram-se no último dia 15 de março, no Auditório do Bloco Adminstrativo, para a 1ª Plenária dos alunos do referido curso. Na oportunidade, todos os estudantes regularmente matriculados foram convidados a contribuir com a construção do curso, a partir do debate de questões ligadas à vida acadêmica e às condições de permanência no campus Caraúbas. Docentes do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas também prestigiaram o momento e se dispuseram a ouvir os encaminhamentos feitos pelos discentes.

O evento foi organizado pela primeira turma de Letras/Português do campus Caraúbas, atualmente no 4º período, sob orientação dos professores Elaine Forte e Fernando Cordeiro, como parte das atividades da disciplina Prática Pedagógica Programada IV. A ideia surgiu como uma proposta de intervenção construída coletivamente pelos alunos em sala de aula, resultado das discussões sobre letramentos e usos sociais da linguagem.

A plenária contou com espaço para apresentação dos objetivos do momento, caixinha de sugestões de ações culturais para os alunos do campus, depoimentos de alunos do curso e debate sobre blocos temáticos previamente definidos, a saber: horários, metodologias e avaliações, serviços (cantina, limpeza, transporte, etc), estrutura administrativa e um bloco para discussão livre.  A aluna Flaviana Luzia da Silva, 4º período, avaliou positivamente a plenária: “infelizmente não contamos com a participação de todos os alunos, mas eu acho que foi positivo porque pudemos apresentar os problemas de forma aberta, além disso, trabalhamos os gêneros discursivos na prática, lidando com problemas reais, bem o que propõe o letramento”.